SMS Marketing: O que é, Regras, Importância e 7 Dicas Poderosas

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sms marketing

Aposto que você já escutou o termo “sms marketing”! Não é mesmo? Se não ouviu ainda, saberá tudo sobre o assunto com este artigo!

Não é um mistério que o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com clientes funciona. Se você deseja alcançar seus clientes com seu marketing, não pode esperar que eles venham até você. Você tem que ser proativo e ir onde eles estão.

Agora, eu não espero (ou aconselho) que você vá bater nas portas de todos os seus clientes e prospects – isso seria uma loucura. Mas você poderia fazer a próxima melhor coisa.

Envie mensagens de SMS para seus clientes!

À medida que as pessoas se tornam mais ligadas a seus celulares, as mensagens de texto tornam-se a linha de contato mais direta entre você e seus clientes.

Isso fez com que o marketing de mensagem de texto, ou SMS marketing, se tornasse uma das formas mais eficazes de se comunicar com os clientes quando feito corretamente.

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O que é SMS Marketing?


O SMS Marketing significa enviar campanhas promocionais ou mensagens de fins comerciais e marketing usando mensagens de texto (SMS). Essas mensagens são principalmente destinadas a comunicar ofertas, atualizações e alertas sensíveis ao tempo a pessoas que consentiram em receber essas mensagens da sua empresa.

Se essa definição parece muito complicada, não se preocupe. Este artigo aborda todos os termos acima para que você tenha uma ideia melhor de como o marketing por SMS pode aprimorar sua estratégia de marketing digital.

Quais São as Regras e Práticas Recomendadas Para o Marketing por SMS?

Mensagens de texto são uma linha de comunicação muito eficaz e direta com o cliente. Mas há muitas regras que você deve considerar ao planejar sua estratégia de SMS marketing.

Verifique se seus contatos optaram por receber suas mensagens de SMS Marketing

A primeiro e mais importante dessas regras é receber permissão de seus contatos para enviar mensagens SMS para eles.

O SMS tem uma taxa de abertura extremamente alta, mas isso não ajudará se você estiver enviando mensagens para pessoas que não desejam receber suas mensagens de texto. Sem mencionar que o opt-in para receber SMS marketing é necessário na maioria dos países.

Esteja Atento ao Timing de Suas Mensagens

Ao contrário do email, que é verificado poucas algumas vezes por dia, as pessoas abrem mensagens de texto (SMS) quase imediatamente após receberem elas. Isso é ótimo para mensagens urgentes, mas você não quer abusar desse poder perturbando seus contatos em horários inconveniente.

Você usaria um cupom de desconto que te acordou as 2 da manhã? Provavelmente você ficará com raiva dessa empresa que te acordou de madrugada com uma mensagem de SMS marketing.

Alguns países até têm leis sobre quando você pode enviar SMS de marketing (por exemplo, a França não permite o SMS marketing aos domingos, feriados ou a qualquer momento depois das 22h).

Inclua o Nome da Sua Empresa nas Suas SMS de Marketing

Ao enviar mensagens SMS em massa, a maioria dos provedores envia-as por meio de um código de acesso, o que significa que seus contatos não sabem que estão vindo de você. É por isso que você precisa informar seus contatos sobre quem está enviando a mensagem.

Você não deseja enviar um cupom promocional para seus clientes e eles nem saberem quem enviou, certo?

Use o SMS Marketing Para Complementar Sua Estratégia de Marketing Digital

A beleza do marketing digital é que existem vários canais que você pode usar para interagir com seus clientes. Todos esses canais se unem para criar um sistema de comunicação de marketing que permite que as empresas construam relacionamentos com clientes e leads em grande escala.

SMS e email marketing são dois canais que são muito complementares. Você pode criar campanhas por meio de ambos os canais, usando e-mail para incluir informações mais detalhadas e SMS para comunicar mais informações urgentes ou sensíveis ao tempo.

Importância do SMS Marketing

O SMS é um dos canais de marketing mais úteis à sua disposição por vários motivos:

  • Smartphones: Com quase três quartos dos Brasileiros usando smartphones, o SMS é uma excelente maneira de alcançar esses clientes diretamente. Ao incluir um link neste texto, você pode impulsionar o engajamento com sua empresa on-line.
  • Complemento do email marketing Loop: Embora o marketing por email e SMS marketing tenham muitas semelhanças na implementação de sua estratégia, eles funcionam melhor em conjunto. Como mencionado anteriormente, você pode usar o SMS para enviar notificações instantâneas, enquanto o email contém mais conteúdo de formato longo.
  • Altas taxas de engajamento: as taxas de engajamento do SMS são astronômicas em comparação com os emails, com 90% das mensagens SMS lidas em até três minutos após recebê-las. Isso torna o SMS muito útil no fornecimento de informações críticas com uma alta taxa de sucesso.
  • Ótimo para mercados emergentes: se o seu negócio está tentando operar em países onde os dados são caros e o wi-fi é menos comum, o SMS é um canal muito melhor para transmitir informações.

Como Funciona o SMS Marketing?

As mensagens de marketing por SMS são enviadas de “códigos curtos”, ao contrário de números de telefone completos. Esses códigos curtos são normalmente de 5 a 6 dígitos e podem ser associados a um remetente ou compartilhados entre vários remetentes.

Muitos países não permitem que as informações do remetente sejam alteradas. Isso significa que sua mensagem aparecerá como uma mensagem de texto de qualquer código curto que seu provedor usou (não da sua empresa). Por isso, é importante incluir o nome da sua empresa nas mensagens de SMS.

Existem dois tipos de mensagens que você pode enviar com o marketing por SMS:

  1. Campanhas: as mensagens de campanhas são as mensagens de texto em massa “um para muitos” clássicas. Elas são normalmente usadas para comunicar promoções (cupons, vendas, etc.) ou informações gerais (detalhes do evento, atualizações, alertas meteorológicos, etc.).
  2. Transacionais: as mensagens transacionais são mensagens “um-para-um” que são acionadas por um determinado evento ou comportamento. Um exemplo disso seria uma confirmação de pedido ou notificação de entrega para uma compra de ecommerce. Essas mensagens comunicam informações relevantes para uma só pessoal.

Para que é Utilizado o SMS Marketing?

O  Marketing por SMS pode ser usado de várias maneiras diferentes. Compartilharei com você alguns dos casos de uso mais comuns para ter uma ideia melhor do que você pode fazer com o SMS marketing e como isso pode ajudar sua empresa.

Promoções de Curto Prazo Para Empresas de Varejo ou Ecommerce

Cupons e promoções são uma excelente maneira de atrair mais pessoas para sua loja ou site. Se você está realizando uma venda ou promoção por tempo limitado, obviamente quer que o máximo de pessoas fiquem sabendo sobre promoção.

O SMS é um ótimo canal para comunicar essas ofertas, especialmente se você quiser que os clientes saibam enquanto estão em movimento. Dessa forma, você pode ter certeza de que eles não vão perder sua promoção porque não receberam a mensagem a tempo.

Atualizações Urgentes Sobre Eventos ou Pedidos de Clientes

Há muitas partes móveis que entram no planejamento e na execução de um evento. Quanto mais pessoas comparecerão a um evento, mais difícil será de comunicar informações necessárias para todos.

Com o SMS marketing, você pode comunicar facilmente quaisquer alterações, cancelamentos, informações gerais ou atualizações com melhor taxas de engajamento comparado ao email ou outros canais de comunicação.

Lembretes de Compromissos

Se o seu negócio é executado em horários programados, então você sabe a frustração de ter clientes esquecendo horários e aparecendo atrasados. Ainda mais frustrante é quando os clientes nem aparecem.

Isso não apenas joga fora do seu horário, como também desperdiça seu tempo. Isso significa que você pode ter recusado outros compromissos porque tal horário estava marcado. O envio de mensagens de texto com lembretes é uma forma fantástica de garantir que as pessoas não se esqueçam dos seus compromissos e se apresentem na hora certa.

Alertas Internos

Se você tem um grande número de funcionários, pode ser difícil comunicar mensagens urgentes (fechamentos de escritórios, atualizações de emergência, etc.) para todos de uma vez. Você pode enviar um e-mail para eles, mas eles podem não vê-los. O SMS marketing é uma ótima maneira de garantir que todos recebam sua mensagem em curto prazo.

Quem Pode se Beneficiar do Uso do SMS Marketing?

Mensagens de texto podem ser um ótimo complemento para seus esforços de marketing digital, independentemente do tipo de negócio que você tem. Eles servem a função única de comunicar informações muito urgentes de uma maneira altamente confiável.

Mas há certas empresas que não podem viver sem SMS em sua estratégia de marketing:

  • Lojas de Ecommerce: Seja enviando campanhas promocionais ou confirmações de pedidos, o SMS marketing é uma excelente ferramenta para lojas de comércio eletrônico (Ecommerce).
  • Empresas de viagens ou turismo: o SMS é essencial para as empresas de viagens, porque os clientes precisam de informações em tempo real. Isso inclui atualizações de tempo de voo, alterações de portão, cancelamentos, alertas meteorológicos e muito mais. Com o SMS, você é capaz de dizer aos clientes exatamente o que eles precisam saber, sem ter que se preocupar se eles verão as mensagens a tempo.
  • Empresas de serviços que exigem compromissos: certifique-se de que seus clientes nunca esqueçam dos compromisso enviando lembretes por SMS. Isso economizará muito tempo e dinheiro em não comparecimentos e compromissos atrasados.
  • Grandes organizações com mais de cem funcionários: a comunicação interna é importante, mas é difícil se comunicar com todos os funcionários de uma grande empresa. Para informações urgentes, o email é muito lento. Usar o SMS para a comunicação interna é a melhor maneira de garantir que todos os funcionários recebam as informações que você deseja enviar no momento certo.
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7 Dicas Para Usar o SMS Marketing em 2024

Nem todas as campanhas de marketing SMS são iguais. Existem algumas empresas que integram totalmente o marketing de SMS em sua estratégia de negócios e outras que o veem como um projeto paralelo.

Se você já decidiu usar o SMS marketing, aqui estão algumas dicas e sugestões sobre como maximizar seu sucesso.

1.     Crie uma Equipe de SMS Marketing

Grandes campanhas de marketing por SMS não são DIY (do it yourself). Você precisará de uma variedade de profissionais qualificados para aproveitar ao máximo sua estratégia de marketing. Uma ou algumas pessoas podem preencher várias dessas funções.

Essas áreas precisam ser coordenadas e, como o cronograma do SMS está ficando cada vez mais imediato, a equipe de marketing precisa trabalhar muito de perto e se comunicar com frequência sobre planos, estratégias e execução. Quanto mais completa sua equipe de SMS, maiores serão os benefícios de estratégias de marketing eficazes.

2.     Conheça Seu Cliente

Analise o histórico de compras e dados demográficos com base no local para enviar as mensagens certas para os clientes certos. Se você é uma linha de cosméticos, não envie um cupom de creme antirrugas a uma pessoa de vinte anos para sua loja em Brasília quando ela mora em Belo Horizonte.

Segmente seus clientes para promoções específicas. Envie mensagens em massa para vendas e promoções gerais que qualquer pessoa em qualquer lugar possa aproveitar.

3.     Escreva Mensagens Claras

Você tem 160 caracteres para se expressar. Faça isso em menos, se puder. Certifique-se de que a mensagem seja clara e concisa, escrita em português claro. Evite abreviaturas, emoticons e usar todas as letras maiúsculas.

Não use mensagens abertas. Um exemplo de mensagem aberta é aquele que convida os clientes para uma venda, mas não informa quando a venda termina. O cliente não tem idéia se é por um dia ou um mês. Ao fornecer uma data específica quando uma venda termina ou colocar uma data de expiração em um cupom, é mais provável que os clientes ajam porque você forneceu informações e incentivos suficientes.

4.     Use boas CTA (Calls to Actions) Nas Suas Mensagens de SMS Marketing

Os calls to action (chamadas para ação) aumentam o engajamento do cliente com seus textos de marketing por SMS. É exatamente o que você quer para seus clientes e leads: envolve-los, fazer de modo que eles valorizem seus SMS, fazer como que eles interajam com os SMS e ajam de acordo com as CTAs.

Aqui estão algumas chamadas vencedoras:

  • “Mostre essa mensagem de texto”: Pedir que os clientes mostrem o texto para ganhar um desconto é uma maneira clara e eficaz de envolvê-lo em sua promoção. Exemplo: “Mostre este SMS para ganhar 50% de desconto no seu jantar hoje à noite.”
  • “Clique aqui”: Às vezes, você não tem espaço suficiente em sua mensagem SMS para incluir todas as informações de que seu cliente precisa. Talvez você esteja hospedando um evento e queira adicionar um link para um mapa ou um vídeo sobre o evento ou um link para seu website, onde há mais detalhes. Nesse caso, um botão “Clique aqui” fornecerá um link para os detalhes necessários.
  • “Responda essa SMS para ganhar”: Muitos clientes estariam interessados em ter uma chance de ganhar um prêmio ou presente da sua empresa. Pedir a eles para enviar um texto para participar do concurso ajuda a aumentar o engajamento dos clientes. Se você não está oferecendo uma venda ou hospedando um evento, as campanhas de “responda essa SMS para ganhar” são uma maneira eficaz de lembrar os clientes de sua existência e continuar aumentando o tráfego e as vendas.
  • “Responda para votar”: Envolva os clientes em pesquisas para celular para descobrir como sua empresa está se saindo em termos de serviço, qualidade do produto, preços e muito mais.
  • “Compre agora”: Este é o botão de CTA perfeito para mensagens direcionadas. Se você sabe que um cliente adquire rotineiramente um determinado produto, pode enviar um texto promovendo esse produto com um botão “Comprar agora” para facilitar a compra.

5.     Foque no Timing de seu SMS Marketing

SMS marketing é imediatismo. Leva as pessoas em média três minutos para abrir as mensagens. As respostas dos clientes a vendas, promoções e eventos promovidos em SMS são mais eficazes quando são impulsos de última hora. Se você tiver um evento de abertura de loja na noite de sexta-feira, envie a mensagem sexta-feira à tarde. Se você tem um jantar promocional em seu restaurante, envie-o no final do dia de trabalho, e não de manhã.

Tenha cuidado para não pisar em gelo fino enviando mensagens muito cedo pela manhã ou tarde da noite. As horas aceitáveis são entre 8:00 e 21:00.

Leve o tempo da SMS um passo adiante, descobrindo o melhor momento para enviar uma mensagem para um indivíduo específico com base nas interações anteriores com seus textos. Essa ultra-segmentação vai além da região e da demografia e personaliza seu SMS marketing para otimizar os resultados.

6.     Promova Opt-Ins Para Sua Lista de SMS Marketing em Todas as Mídias

A melhor maneira de fazer com que os clientes optem por receberem suas mensagens é dar a eles a oportunidade de fazer isso em todos os pontos de contato com sua empresa:

Mídia social. Adicione um campo “Número de celular” à sua inscrição na página do Facebook e um botão “Aceitar” para que eles façam o opt-in na sua campanha de SMS marketing.

Website. Certifique-se de que o recurso de ativação por SMS seja um recurso proeminente em seu website.

Newsletter. Torne o SMS opt-in visível nas suas newsletters.

Ponto de venda. Certifique-se de que os funcionários estão perguntando se os clientes desejam optar por textos SMS para promoções e vendas.

7.     Foque Nos Seus Melhores Clientes

Seus melhores clientes são aqueles que são leais, que compram consistentemente de você, que lhe dão feedback e que promovem sua marca para seus amigos e familiares. Uma estratégia inteligente é identificar esse círculo de clientes (influenciadores) e dedicar tempo e recursos extras a eles.

Eles conhecem e amam sua marca, portanto, use seu conhecimento a seu favor e envie-os a perguntas de pesquisa mais detalhadas do que você envia aos seus clientes em massa. Além disso, eles são VIP da sua empresa, portanto, trate-os como tal. Recompense sua dedicação com ofertas especiais e benefícios extras.

Conclusão sobre sms marketing

Independentemente do tipo de empresa que você possui, você pode maximizar os benefícios de sua campanha de SMS dedicando tempo a criar mensagens eficazes, analisando a demografia de seus clientes, investindo em uma equipe de marketing de vendas específica de SMS e promovendo sua campanha de SMS em toda a mídia da sua empresa.

Agora você deve ter uma ideia melhor do que é SMS marketing e por que ele é ótimo para as empresas. Aqui está uma rápida recapitulação de alguns dos principais pontos positivos:

  • Entrega confiável
  • Linha direta com o cliente
  • Alto engajamento e taxas de abertura
  • Excelente complemento sua estratégia de marketing por e-mail

Se você já usa o email marketing tente incluir o SMS marketing na sua estratégia.

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