Inbound marketing para negócios locais: dicas essenciais

186
inbound marketing para negocios locais

O uso do Inbound Marketing para negócios locais ainda é muito negligenciado pelos empreendedores desse setor. Isso porque muitos acham que a Internet e o Marketing Digital só funcionam com negócios de grande porte e atuação nacional.

No entanto, isso não é verdade. Há ferramentas do Inbound Marketing que podem sim ser usadas em âmbito local, para que a empresa sobreviva sem precisar investir em placas e cartazes para espalhar pela cidade.

O Marketing é uma ferramenta muito importante para empreendedores no momento. Só no auge da pandemia do novo coronavírus, foram 700 mil empresas fechadas no Brasil. Isso tudo soma-se ao fato de que não há muita margem de erro para agir e nem muita verba, o que faz com que o empreendedor tenha de acertar na estratégia publicitária para atrair clientes e vender mais.

Nesse caso, o Inbound Marketing para negócios locais pode ser justamente aquilo que se espera ou precisa dentro desse cenário. Afinal, a estratégia de atrair potenciais consumidores é muito mais barata e pode dar muito mais resultados dentro de um âmbito regional. Veja algumas dicas abaixo para saber como usar essa estratégia!

4 dicas essenciais de Inbound Marketing para negócios locais

1. Tenha um site próprio

É possível que o seu negócio local já tenha uma página no Facebook e outra no Instagram, mesmo você não sabendo como fazer Marketing por ali, correto? Se sim, não se preocupe: é algo completamente normal.

No entanto, ter apenas presença nas redes sociais pode ser um problema. Isso porque elas podem mudar as suas regras de repente e você pode acabar ficando para trás, sem acesso ao que tinha antigamente. Afinal, quem determina as regras dessas plataformas são elas mesmas.

Por isso, é essencial ter um site próprio. Não é preciso investir muito nele: com o criador de sites Zyro você consegue montar uma página de boa qualidade em pouco tempo e com poucos custos.

Assim, você terá um ponto para direcionar todo o seu público de modo a não ficar dependente das regras das plataformas digitais.

2. Use geolocalização em todas as estratégias de inbound marketing para negócios locais

O Inbound Marketing tem uma série de ferramentas para você utilizar. Uma delas, por exemplo, é produzir conteúdo em seu blog e impulsioná-lo nas redes sociais para trazer mais seguidores e visitantes. No entanto, é importante que essa e outras estratégias sejam focadas no uso de geolocalização para poder trazer bons resultados.

Geolocalização é a segmentação de público dessas ações com base na localização geográfica deles. Então, nesse caso, seus anúncios ou posts seriam exibidos para quem está geograficamente próximo de você. Como o seu negócio é local, essa estratégia faz com que você direcione suas ações para quem pode se converter em cliente.

3. Outros públicos representam novas oportunidades para sua estratégia de inbound marketing para negócios locais

Apesar do que a dica anterior diz, é importante não ficar super focado no público que você atrai no momento. Isso porque qualquer público é bom em um determinado contexto. Confuso? Vamos explicar.

O publicitário Neil Patel é um dos maiores nomes do Inbound Marketing no mundo. Quando ele lançou a versão brasileira do seu site, fez uma campanha com influenciadoras como Larissa Manoela e outras modelos. Basicamente, elas precisariam apenas postar uma foto com um papel escrito “Quem é Neil Patel?”.

O resultado dessa ação foi que milhões de pessoas cairam no site de Neil Patel, que era justamente o único que tinha a resposta para quem era Neil Patel. No entanto, aquele era um público majoritariamente adolescente, não empresários que poderiam contratar os serviços de Patel. Então por que ele fez isso?

A explicação é simples: quando você busca por “carro de luxo” no Google, você espera ver a BMW ou a Mercedez? Para o Google, a resposta certa é “quem tem mais visitas”. Esse é o fator de desempate quando dois sites tem a mesma autoridade.

Portanto, se você receber visitas de outros estados ou cidades, isso é uma coisa boa. Ainda que essas pessoas não convertam em clientes (elas poderiam caso você vendesse para todo o país), elas estão fazendo com que o seu site tenha maior autoridade para o público local.

4. Engaje com a comunidade ao seu redor

Outro elemento que ajuda a aumentar o seu nível de eficiência com a sua estratégia é o engajamento das pessoas ao seu redor. Portanto, faça posts, vídeos e artigos sobre assuntos que influenciam a sua comunidade e trarão a atenção e engajamento das pessoas.

Voce pode usar as redes sociais do momento como o TikTok para produzir conteúdo que vai engajar com o máximo de pessoas o possível e sua empresa ganhara milhares de seguidores no TikTok.

Pronto! Agora que você já entendeu essas boas práticas de Inbound Marketing para negócios locais, é hora de colocar essas estratégias em prática. Desse modo, você conseguirá ter melhores resultados justamente em um momento de pandemia, que é uma situação em que a economia se retrai, as pessoas gastam menos e há maior desconfiança sobre como se comportar economicamente.

E aí, gostou das nossas dicas? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!