O ser humano sempre precisou se reinventar para inovar e encontrar soluções criativas. O Marketing de guerrilha mostra essa inovação do ser humano com nenhum outro modo de marketing!
Michael Brenner resume bem em seu artigo sobre “conteúdo de guerrilha”, em que ele enquadra esse estilo de marketing no mesmo contexto que reutilizar seu conteúdo existente, como tomar certos segmentos de um relatório e expandir cada um deles em um post de blog. É um investimento de tempo, mas não dinheiro (ou, pelo menos, não muito dinheiro).
De certa forma, o marketing de guerrilha funciona redirecionando o ambiente atual do seu pĂşblico. Avaliando seu conteĂşdo e descobrindo quais segmentos dele podem ser reaproveitados para incluir sua marca e fazer uso do marketing de guerrilha.
O marketing de guerrilha nasce como um meio de marketing que permite a diferenciação da marca em relação à concorrência. Na verdade, ações de marketing de guerrilha feitas corretamente são geralmente atividades lembradas pelas pessoas que a testemunharam.
O marketing de rua utiliza meios não convencionais de publicidade ou promoção de produtos e marcas em áreas públicas, com o objetivo principal de incentivar os consumidores a lembrar da marca ou o produto comercializado.
O marketing de rua não se limita a anúncios fixos. É uma prática comum as organizações usarem “embaixadores da marca” que possam distribuir amostras de produtos e vouchers de desconto, enfatizando a marca ou empresa.
A interação fĂsica com os consumidores tem um poder de influĂŞncia maior do que a publicidade passiva tradicional. Por isso o Marketing de Guerrilha tem o potencial de ser muito poderoso.
O desejo de gratificação instantânea dos usuários da Internet oferece um caminho para o marketing de guerrilha ao permitir que as empresas combinem marketing de espera com táticas de guerrilha.
Exemplos simples consistem em usar o ‘carregamento’ de páginas ou textos alternativos de imagens para exibir uma mensagem divertida ou informativa para os usuários que estĂŁo aguardando para acessar o conteĂşdo que estavam tentando acessar.
Outras empresas realizam competições ou distribuem descontos incentivando os usuários a compartilhar ou criar conteúdo relacionado ao seu produto ou marca.
Os vĂdeos virais sĂŁo uma forma incrivelmente popular de marketing de guerrilha em que as empresas filmam vĂdeos divertidos ou surpreendentes que os usuários da Internet provavelmente compartilharĂŁo e apreciarĂŁo, que sutilmente anunciarĂŁo seu serviço ou produto.
6 Exemplos Criativos de de Marketing de Guerrilha Que Deram Certo
1. Adesivos – Reddit
Todo mundo conhece o Reddit como “home page da internet” e como um dos sites mais populares e visitados da web. Com mais de 36 milhões de contas de usuários e 169 milhões de visitantes únicos por mês, o Reddit.com não mostra sinais de desaceleração.
Muitas pessoas que usam a internet já se depararam com o Reddit em algum momento, ou pelo menos serĂŁo capazes de reconhecer o logotipo alienĂgena que está estampado por toda a internet, muitas outras pessoas nĂŁo vĂŁo saber que os criadores do Reddit gastaram apenas 500 dĂłlares em publicidade, e que grande parte desses 500 dĂłlares foi gasto em adesivos.
Uma inteligente campanha de marketing de guerrilha para o filme de terror IT foi recebida com tanto amor e medo nas mĂdias sociais, com os usuários dizendo que era “assustadoramente assustador”.
Em setembro de 2017, vários balões vermelhos apareceram amarrados a bueiros ao redor de Sydney CBD, acompanhados por uma nota de giz estampada dizendo: “IT está mais perto do que vocĂŞ pensa”.
Esses poucos balões estrategicamente posicionados renderam tráfego massivo de mĂdia social e levaram a uma audiĂŞncia estridente querer assistir o trailer do filme IT. Realmente uma campanha de marketing de guerriha genial!
5. Colocação de Produtos em Locais Criativos – Prision Break
Pessoas na mĂdia ganham coisas grátis o tempo todo. EntĂŁo, um bolo para eles nĂŁo era visto como algo incomum. Mas quando eles começaram a cortar fatias, eles perceberam algo estranho no bolo. Para promover o retorno do popular programa de TV Prison Break, a agĂŞncia de publicidade escondeu um pedaço de plástico dentro do bolo. O pedaço de plastico continha uma mensagem simples “Prison Break retorna no dia 19 de novembro no TV3”.
6. Pontos de Ă”nibus – Pepsi
Quem nĂŁo viu um ponto de Ă´nibus com publicidade? Paradas de Ă´nibus sĂŁo lugares fascinantes para campanha de guerrilha porque:
7. Vending Machine – Coca Cola Marketing de Guerrilha
Outra ação bem sucedida que viralizou foi a da gigante Coca-Cola. Essa tática de marketing de guerrilha foi desenvolvida para o dia dos namorados, em que a máquina de refrigerantes controlada remotamente sĂł “funcionava” quando casai se beijavam. Confira o vĂdeo da campanha abaixo:
Marketing de Guerrilha Que Deram Errado
“Com os riscos inerentes do marketing de guerrilha navegando em território desconhecido”, há vários exemplos de campanhas de guerrilha que deram errado.
Em 2007, o Cartoon Network promoveu um show colocando letreiros de LED que se assemelham a um personagem do show em Boston. Os sinais criaram um bomb scare “susto de bomba” e custaram à Turner Broadcasting (a controladora da rede) 2 milhões de dólares em multas.
As pessoas amam se sentir parte de alguma coisa, e se sentem muito mais motivadas e impactadas quando são parte da ação.
Por isso, aproveite todos os recursos do ambiente digital para incluir e engajar seu pĂşblico, e suas campanhas de marketing digital terĂŁo muito mais chances de dar certo.