Todos nós já ouvimos falar de marketing né? Mas e marketing médico? Pois é, esse é o tema desse artigo!
Na era moderna de hoje, o marketing e a mídia tornaram-se uma parte essencial do crescimento organizacional – até mesmo para práticas médicas. A verdade é que mais e mais pessoas fizeram a transição para buscar informações na web, incluindo informações sobre saúde.
Um relatório do Pew Research Center afirma que “72% dos usuários da Internet disseram que procuraram informações online sobre saúde em 2013”. Isso significa que os médicos, as consultórios e os hospitais precisam “acompanhar essa mudança” e estabelecer sua presença online na web. Se não, você pode estar fora do mercado logo logo…
Os mecanismos de pesquisa, como o Google, tornaram-se tão sofisticados para ajudar as pessoas a encontrar o que procuram, que agora é possível digitar literalmente especialistas médicos ou especialistas médicos perto de mim e você terá uma lista dos especialistas médicos com mais autoridade na sua área geográfica.
[thrive_leads id=’1304′]Mas espere… o que você quer dizer com “mais autoridade”? Bem, veja você, o Google classifica as páginas com base em duas métricas principais: Autoridade, que é uma medida de quantas pessoas compartilham ou vinculam ao seu conteúdo, e Relevância, que é uma medida de quão bem você cria conteúdo relacionado aos usuários de palavras-chave em mecanismos de busca (como o Google) para encontrar seu site ou blog.
Websites e blogs que criam conteúdo relevante que é encontrado pelos usuários da Internet e, em seguida, são compartilhados na Web, são considerados como websites com mais autoridade.
Mas, por mais difícil que seja, o marketing médico é essencial para os consultórios e hospitais. Aqueles que investem em marketing prosperam, enquanto outros que resistem tendem a ficar para trás.
Felizmente, algumas táticas simples podem aumentar rapidamente a presença online e offline dos consultórios, facilitando para os pacientes o encontrarem.
Antes de mergulharmos nas táticas de marketing médico, há algumas coisas importantes para lembrar ao planejar sua estratégia de marketing médico:
- O marketing médico não significa anúncios, embora os anúncios possam desempenhar um papel significativo em sua estratégia de marketing médico. O marketing envolve relações públicas, planejamento de mídia, suporte ao cliente, pesquisa de mercado e envolvimento da comunidade, além de anúncios.
- O marketing médico (e a maioria dos tipos de marketing) é um processo contínuo. Sua estratégia irá se adaptar às mudanças na indústria e no mundo ao seu redor. Invista em uma estratégia de longo prazo para expandir seus negócios ao longo do tempo, em vez de tentar um esquema de “fazer e esquecer”, que provavelmente ficará abaixo do esperado.
- Marketing é um investimento. Você não deve apenas gastar tempo e dinheiro em sua estratégia de marketing digital, mas também deve acompanhar os resultados para determinar o retorno do investimento para garantir o sucesso.
- Marketing médico é uma conversa entre você e seus clientes. Como tal, você deve se concentrar no que seu público quer e precisa, ou seja, você.
- Marketing é inútil se você não puder fizer o que promete. Sua prática crescerá a partir de excelência médica – atendimento incomparável ao paciente, especialização em seu campo de medicina e resultados bem-sucedidos. Concentrar seus esforços em melhorar sua prática médica será a estratégia de marketing mais eficaz para crescer no longo prazo.
Porque o Marketing Médico é importante?
O mercado da saúde está mudando a cada dia; a indústria costumava ser construída sobre cuidados baseados em volume, e agora está mais focada no atendimento baseado em valor, que prioriza o envolvimento do paciente, o envolvimento e os resultados contínuos da saúde.
À medida que o panorama da assistência médica continua sua dramática mudança para focar mais nos consumidores e os pacientes se tornam mais envolvidos com sua própria saúde, os provedores devem ajustar como envolvem seu público alvo para permanecer relevante no mercado e serem bem sucedidos.
11 Estratégias de Marketing Médico
Então, quais estratégias de marketing médico e mídia médicos, consultórios e hospitais podem aplicar que realmente funcionam para aumentar os lucros e os salários?
1. Construa um Website
Seu consultório médico precisa de um lar online, algum lugar onde você possa ser encontrado por pacientes atuais e em potencial. Felizmente, você não precisa ser um especialista em HTML para começar a usar um site personalizado. Serviços online como o Wix e o Squarespace são diretos, fáceis de usar e relativamente baratos. Alternativamente, você pode contratar alguém para projetar e codificar um site para você – você pode encontrar freelancers independentes em sites como o UpWork ou o Fiverr. A maneira como você prossegue depende do seu nível de conforto, tempo, orçamento e habilidades.
2. Crie um Blog Para Maximizar Seus Esforços de Marketing Médico
Um blog regularmente atualizado e conectado ao seu site de prática médica oferece muitas oportunidades para atender às necessidades e interesses de seu público. Este é também o lugar para o marketing de conteúdo, um tipo de escrita que ajuda a construir sua marca pessoal e mostrar quem você é. “O ditado é ‘Mostre, não apenas diga'”, diz Chris Blose, vice-presidente de conteúdo da Imagination, uma agência de marketing de conteúdo. “Você está mostrando que é um líder em seu campo”. Algumas sugestões de tópicos incluem sua especialidade, tendências e histórias de pacientes.
3. Compartilhe Conteúdo no Facebook
Existem mais de 1,94 bilhão de usuários ativos mensais do Facebook em todo o mundo. E, como o slogan da rede social deixa claro, o site tem tudo a ver com conexão. Uma página profissional do Facebook para a seu marketing médico (separada da sua página pessoal) permite que você frequentemente entre em contato com seu público e lembre sua presença. Postar dicas, notícias e outros itens notáveis ajudará a garantir que seguidores e fãs se lembrem quando precisarem de serviços médicos. Também é um fórum ideal para suas postagens de blog. Os links úteis e interessantes que você publica no Facebook podem ser compartilhados e passados, fornecendo informações boca-a-boca sobre você.
[thrive_leads id=’1304′]4. Use Todas as Redes Sociais Em Sua Estratégia de Marketing Médico
Twitter, LinkedIn, Instagram e outras redes sociais, como Snapchat e LinkedIn, oferecem oportunidades adicionais para se conectar e compartilhar com seu público. Redes sociais somente para médicos, como o Sermo, podem ajudá-lo a trabalhar em rede com profissionais de todo o mundo e demonstrar ainda mais a experiência em seu campo.
A chave para manter uma presença on-line bem-sucedida é a postagem frequente e consistente – tente postar em suas contas do Twitter e / ou do Instagram várias vezes ao dia, se possível.
5. Ganhe Exposição na Mídia Tradicional
Existem poucas maneiras melhores de se criar expertise e ganhar exposição do que ser citado na mídia. Jornalistas para impressão, on-line e TV regularmente procuram profissionais médicos para fornecer contexto e legitimidade às suas histórias.
“Pense em fazer parceria com uma agência de notícias local em uma coluna de saúde para se posicionar como especialista para pacientes atuais e futuros”, aconselha Andrew Hanelly, sócio e diretor de criação da Revmade, uma agência de marketing e publicidade.
Inscrever-se em serviços como Help a Reporter Out e ProfNet lhe dará acesso a consultas de mídia, bem como fornecerá a você uma oportunidade de divulgar suas próprias ideias para jornalistas. Desse modo, você consegue dar mais exposição para seu marketing médico.
6. Considere Adicionar Email Marketing em Sua Estratégia de Marketing Médico
Capturar endereços de email e enviar emails regularmente para sua lista de contatos e direcionar o tráfego para seu website, blog e páginas de redes sociais, o que, por sua vez, gera solicitações de consultas adicionais e referências.
Comece coletando emails de seus cliente existentes e da base de referência, bem como de seus seguidores nas mídias sociais.
Em seguida, crie um modelo de boletim informativo com um serviço de correspondência barato, como MailChimp ou Constant Contact.
Não tem certeza do que incluir? Tente começar com os destaques do seu trabalho recente e links para suas postagens no blog.
7. Ofereça Brindes Inesperados aos Seus Clientes
Nem todas as práticas modernas de marketing médico são apenas online.
Todo mundo gosta de brindes, como canetas, bolas de stress, ímãs e garrafas de água com suas informações neles manterão suas informações de contato literalmente à mão do cliente.
“Não apenas esses presentes inesperados para os pacientes são uma oportunidade de você conquistar afinidades e construir relacionamentos com as pessoas, mas eles também criam a plataforma de lançamento para momentos de mídia social que amplificam a boa vontade dos clientes”, diz Hanelly.
“Todo mundo vai ficar a espera de seu próximo post no Facebook.”
8. Utilize Depoimentos de Clientes em Seu Marketing Médico
Seus pacientes atuais e médicos de referência são seus melhores parceiros de marketing. Aproveite o poder de clientes felizes para ajudar a divulgar seu nome para pacientes em potencial solicitando referências.
Pedir depoimentos não só lhe dá o melhor tipo de material de marketing – o que as outras pessoas dizem sobre você – mas também lhe dá a chance de ver como seus pacientes veem você, o que é um recurso inestimável. As avaliações dos pacientes são um espelho de quão bom está da sua prática.
Abrace o valioso feedback que as pessoas estão dando a você e use-o em sua estratégia de marketing médico.
9. Contribua para Publicações da industria Médica para Ganhar Exposição
Tal como acontece com blogs e atuando como uma fonte de histórias de mídia, escrever artigos para revistas médicas sobre suas experiências e conhecimentos pode melhorar seu perfil entre colegas médicos – e possivelmente levar a referências.
Se o conhecimento é poder, então compartilhar esse conhecimento e perspectiva no ambiente confiável de uma publicação coloca sua mensagem no contexto certo.
10. Considere usar Um Programa de Referências em Seu Marketing Médico
Um registro de cuidados de alto nível e uma preocupação genuína com seus pacientes irá contribuir muito para incentivar o marketing boca-a-boca positivo e encaminhar amigos e familiares. Mas não há nada errado com um pequeno lembrete.
Imprima os cartões de referência com uma mensagem simples como “Compartilhe a saúde com seus amigos e familiares” e as informações do seu escritório, depois organize-os para distribuí-los, talvez como parte de seus pacotes de atendimento.
Quando você receber uma indicação ofereça um desconto para o cliente que fez a indicação para as próximas consultas.
Esta técnica com certeza irá trazer novos pacientes para seu consultório!
11. Melhore o SEO de Seu Website e Blog
A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO), melhorando a probabilidade de ser encontrada por meio de pesquisa on-line, pode ajudar a direcionar leads direcionados (por exemplo, pacientes e médicos de referência) para o seu site.
Você pode melhorar seu SEO com localização, como adicionar o endereço da sua prática nas suas páginas da web. Criar conteúdo original para o seu site e blog também ajuda, assim como incentivar links para suas páginas (Link Building).
Benefícios do Marketing Médico
- Encontre pacientes em potencial com objetivos de negócios em mente;
- Gere leads mais qualificados, assim aumentando sua receita com margens saudáveis
- Mantenha os pacientes envolvidos com divulgações relevantes;
- Mantenha os pacientes a longo prazo e melhore a lealdade na sua comunidade de saúde;
- Conecte-se com pacientes em vários canais diferentes;
- Avalie a produtividade e realinhe sua estratégia de marketing médico com a análise dos dados coletados
Erros que Você Deve Evitar na Sua Estratégia de Marketing Médico
A prática do marketing médico é regulada pelo Conselho Federal de Medicina, e não pode simplesmente seguir o que outras indústrias fazem sem problemas. É fundamental saber fazer um marketing médico de forma ética.
Os erros a seguir precisam ser evitados a todo custo, para evitar que a divulgação se torne motivo de dor de cabeça:
- Ter seu nome envolvido em propaganda enganosa;
- Anunciar aparelhagem como forma de mostrar capacidade superior;
- Exibir fotos de pacientes;
- Divulgar publicamente informações que alarmem a sociedade;
- Consultar, diagnosticar e prescrever à distância;
- Anunciar uma especialidade que você não possui;
Conclusão
Se você não está usando as técnicas de marketing médico, como seus futuros pacientes saberão que você existe?
Individualmente, qualquer uma dessas táticas pode ajudar a aumentar o número de novos pacientes para sua prática médica, mas essas estratégias de marketing médico são idealmente empregadas em conjunto de maneira coordenada e sustentada.
Eles vão apoiar e melhorar umas as outras, produzindo resultados muito melhores do que qualquer estratégia de marketing médico isolada.
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